O Sal já era usado no Egito e na China há mais de cinco mil anos, mas não era usado para temperar os alimentos e sim para conservá-los da deterioração, pela forte característica osmótica, ou seja retira água dos alimentos e assim evita que as bactérias se proliferem. E assim permaneceu até o início do século XX, só depois passou a ser tempero.
O Sal em excesso é muito prejudicial à saúde. O perigo do sal está em aumentar a probabilidade do indivíduo sofrer de hipertensão arterial e danos nos rins, que leva ao desenvolvimento de outras doenças como o cancro (câncer), diabetes e problemas circulatórios. O problema é o consumo excessivo de sódio presente em grandes quantidades nos alimentos industrializados, principalmente nos molhos como ketchup e molho inglês por exemplo.
Bolachas, biscoitos, pães, massas, caldos, temperos e refeições prontas estão cheios de sal e sódio.
O ideal é acrescentar o sal à refeição depois de pronta, substitui-lo por azeite, limão ou outros temperos naturais.
UMA BOA IDEIA SÃO OS AZEITES AROMATIZADOS!
Esta semana resolvi tirar o sal da minha alimentação, mas depois pensei que também não seria bom porque a sua ausência têm consequências ruins. Todo ser humano tem a necessidade diária de iodo 150mg, sendo que é considerado saudável a ingestão até de o limite de 5g ( aproximadamente 1 colher de café) por dia. O iodo é necessário para o bom funcionamento da tiróide, a qual regula o metabolismo. O sódio é um dos 22 mineira essências na alimentação e tem o papel fundamental na manutenção do equilíbrio e distribuição dos líquidos corporais(dentro e fora das células) por isso que em excesso faz retenção de líquidos.
A quebra rápida de níveis de sódio (hiponatremia) pode causar: diminuição da pressão, confusão metal, letargia, anorexia, convulsões, coma, naúseas, vômitos, câimbras e fraquezas.
O Sal contribui para contração muscular e transmissão dos impulsos nervosos, ritmo cardíaco, permitindo o bom funcionamento do cérebro e o controle adequado das funções vitais do organismo. Por isso o sal de cozinha é para nós a principal fonte de iodo.
Eu vou passar a usar somente a dose recomendada para potencializar os meus objetivos sem comprometer minha saúde.
Produtos processados campeões de sódio
- Macarrão instantâneo com tempero - 2721 mg de sódio em 85 g
- Macarrão instantâneo sem tempero – 1198 mg de sódio em 80g
- Frango empanado – 759 mg de sódio em 130 g
- Hambúrguer bovino – 567 mg de sódio em 80g
- Salsicha – 551 mg de sódio em 50g
- Hambúrguer de frango – 525 mg de sódio em 80 g
- Biscoito de polvilho – 270 mg de sódio em 30g
- Biscoito cream cracker – 230 mg de sódio em 30g
- Salgadinho de milho – 176,9 mg de sódio em 25g
- Requeijão – 165 mg de sódio em 30
Use o sal com moderação e proteja o seu coração;)
Pense saudável...
beijos amores
Francini Soares
Postar um comentário