Saúde/Beleza: Você sabe reconhecer os ingredientes tóxicos dos seus cosméticos?

15 março 2014


Olá amores, hoje venho falar de um tema muito polêmico e vou tentar explicar de uma maneira clara e fácil. É um assunto muito complexo e não vou aprofundar muito até porque hoje em dia é quase impossível  tudo que consumimos tem químicos e ingredientes tóxicos que são nocivos para nossa saúde. Como a minha área é a Cosmetologia vou falar dos cosméticos que contêm substâncias tóxicas, vou fazer uma lista dos principais que afetam mais a nossa saúde. Fiquem sempre atentos aos rótulos de ingredientes dos cosméticos ou composição. E tenta aprender a reconhece-los!!  

  Você sabia que um simples batom pode ter chumbo?

Há muitas controversas de que o chumbo pode causar cancro ( câncer ), mais uma coisa é certa sempre vai haver uma dose de ingredientes tóxicos nos cosméticos...a melhor solução é descobrir o cosmético que tem a taxa menor de químicos ;)


Este é um exemplo de um rótulo, podemos observar que este produto contêm alcohol, paraffinum liquidum, petrolatum estes três nomes já são o suficiente para não comprar este produto!



Você pode não ter a menor ideia do que sejam essas substâncias, mas elas estão na maior parte dos cosméticos –sabonete, xampu, hidratante, desodorante, esmalte,  tintura para cabelos e maquilhagens etc…


Uréia: Atravessa a Placenta



A uréia é, com certeza, um dos hidratantes mais utilizados em cosméticos, tanto pela sua eficácia, quanto pelo seu baixo preço. O que muita gente não sabe, no entanto, é que a uréia é proibida para mulheres grávidas. O componente penetra profundamente na pele e tem até mesmo a capacidade de atravessar a placenta, podendo chegar até o feto em formação, trazendo ao bebê consequências ainda desconhecidas.

A fim de controlar o uso de uréia nos cosméticos, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determina que todas as vezes que um produto tiver na sua composição a uréia em dosagens maiores que 3%, o mesmo deve conter no rótulo o seguinte alerta: "Não Utilizar Durante a Gravidez". A ANVISA ainda resolveu proibir a fabricação de cosméticos que contenham em sua composição mais de 10% de uréia.


Cores sintéticas: Várias cores sintéticas são usadas para fazer um cosmético “bonito”. Exemplo: Cl 17200, Cl 15510, Cl 60730, Cl42053. Cores sintéticas podem ser agentes que causam cancro (câncer).  “ [...] muitos [pigmentos] podem causar irritação e sensibilidade na pele e ser absorvido”. A certificação é desconhecida e controversa. A maioria das cores utilizadas em cosméticos aguarda testes e/ou ainda não foram aprovadas, nem estudadas a segurança na sua utilização. Em estudos realizados com animais mostram que podem ser cancerígenos.


METIL, PROPIL, BUTIL E ETIL PARABENO

Estes são usados como inibidores do crescimento microbiano e para prolongar a vida útil dos produtos. Eles provocaram muitas reações alérgicas e irritações cutâneas. Estudos têm mostrado que eles são fracamente estrogênicos e podem ser absorvidos pelo organismo através da pele. Eles são amplamente utilizados, embora sejam conhecidos por serem tóxicos.



DEITANOLAMINA (DEA), TRIETANOLAMINA (TEA) 


Estes são frequentemente utilizados em cosméticos como emulsionantes e/ou espumantes. Eles podem causar reações alérgicas, irritação dos olhos e ressecamento da pele e cabelo. DEA e TEA são "aminas" (compostos de amônia) e podem formar nitrosaminas causadoras de cancro (câncer) quando em contacto com nitratos. São tóxicos se absorvidos pelo organismo durante um longo período de tempo.
 Perca um pouco mais de tempo mas escolha um produto que não tenha parabenos, óleos minerais, liquidum parffinum, alcohol e chumbo já é um bom começo.

Outras substâncias nocivas a saúde:
O que
No rótulo aparece como
Onde é encontrado
Efeitos
1,4 dioxane
Subproduto. Pode estar associado a PEG, polyethylene e sodium laureth sulfate
Relaxante capilar, tintura de cabelo, xampu, bronzeador, loção corporal e cremes de rosto
Cancerígeno em animais; Inalação e contato com a pele pode afetar rins
Sais de Alumínio
Aluminum chloride ou chlorohydrate, hydroxobromide e zirconium
Desodorante antitranspirante
Neurotoxina suspeita de estar relacionada a Alzheimer e câncer de mama
Protetor solar químico
Alguns listados como Padimate-O, PABA, benzophenone, oxybenzone, homosalate, octyl-methoxynnamate, octinoxate
Filtro solar e creme e maquiagem com FPS
Suspeitos de causar câncer, desordem endócria e hormonal
Coal tar (Pixe)
Coal tar, mas pode não aparecer em tinturas
Produtos anticaspa e seborréia, tinta de cabelo. Em algumas pastas de dente e enxaguantes bucais
Câncerígeno em altas doses e irritante de olhos
Ethanolamine (ETA) e derivados DEA, TEA e MEA
Tem muitos nomes que acompanham as abreviaturas: ETA, DEA, TEA e MEA
Produtos que fazem espuma, xampu, sabonete, tintura de cabelo e outros
Foram relacionados ao câncer e má formação cerebral em filhotes de rato
Fragrância
Fragrância, perfume, aroma
Praticamente que tem cheiro, de detergente a desodorante
São desconhecidos, alguns foram relatados como neurotoxinas, agentes alergenos, e irritantes e se acumulam no corpo
Formaldeído (Formaldehyde)
DMDM hydradoin, quaternium-15, diazolidinyl ou imidazolinyl urea, cormalin e formic aldehyde com variações methanal e oxymethane
Esmalte, antitranspirante, maquiagem, espuma de banho, xampu, loção de bebê, escova progressiva, tintura, e tratamento para crescimento capilar
Considerado cancerígeno pela Agência Internacional de Pesquisa de Câncer (IARC). Tóxico para os sistema imunológico e fígado, irritante.
Hydroquinone
Hydroquinone e variações de 1,4- benzeno (benzene)
Clareador de pele, filtro solar, creme anti-idade e tratamento de unha
Pesquisas relacionaram ao câncer. A ingestão de menos de 5 g provocou morte
Chumbo e mercúrio
Thimerosal e variações, mas geralmente não aparece
Em 2009 a FDA encontrou chumbo em todos os batons que testou. Pode aparecer em tinta de cabelo, rímel e maquiagem de olho
Metais tóxicos. Problemas cerebrais e renais, depressão, comportamento agressivo e tremores
Phthalate (ftalatos)
Fragrância, tudo que tem “phthalate” no nome, 1,2 – benzenedicarboxilate, DEHP, DMP, DEP e variações
Muitas fragrâncias contém, esmalte, cola de cílios postiços,spray de cabelo e loções
Desregulador hormonal, tóxico para fetos e má formação de meninos. Suspeito de causar câncer, endometriose e ovário policístico




 
Nenhum cosmético que contêm ingredientes testados em animais não podem ser vendidos nos 27 países da comunidade Europeia.


A Australian Consumers' Association afirma que as marcas mais famosas de batons não trazem vestígios de chumbo, mas alguns fabricantes da Ásia, África e Oriente Médio ainda continuam a usar o chumbo em sua composição. O artigo não menciona quais as marcas e os países onde ainda se fabricam esses tipos de batom.

Mas vale apena ficar atenta na composição do batom e das maquilhagens!

Cada vez mais garotas muito novas estão a usar muita maquilhagem. Eu não sou contra o uso de maquilhagem até porque adoro me maquilhar para sair. Confesso que passei a usar mais quando me aproximei da casa dos 30. Quando mais tarde usarmos as tais make ups mais bonita e saudável matemos a nossa pele. Até porque muitas sabem se maquilhar mas depois não tem atenção na limpeza da pele e nos cuidados que deve ter.


Todo cosmético quando é muito barato devemos desconfiar porque é sinal que não foi testado dermatologicamente e nem feito grandes desenvolvimentos em pesquisas, os melhores cosméticos são aqueles com bases marinhas, ricos em vitaminas e óleos essências. Quando na sua composição é água no óleo ou óleo na água, se entrar álcool já compromete a qualidade do produto. Certifica-se que o cosmético tem certificação da Infarmed (na Europa) ou Anvisa (no Brasil).


Você sabe ver a data de validade do seu cosmético?

Na Europa e na América vê-se assim, 6 meses após a abertura!!


No Brasil é mais usual ver assim, mas se comprar um produto importado vem como esta na primeira foto!!
Nunca use um produto com validade vencida, tenha sempre muita atenção a isto!




Espero que tenho contribuído de alguma forma com estas informações, se tiverem alguma dúvida podem entrar em contato comigo que terei todo prazer em responder.


Ser saudável em primeiro lugar e depois bela!!
beijo amores
Francini Soares/Esteticista Cosmetologista

Postar um comentário

Popular Posts

Latest Instagrams

© Na rota do bem estar. Design by FCD.