Culinária: O Tradicional Folar Português!!

18 abril 2014

Olá amores, para quem não conhece este é o Tradicional Folar de Páscoa Português. Páscoa em casa de Português não pode faltar um folar. Dizem a tradição de uns anos atrás que os padrinhos ofereciam uma prenda para os afilhados na altura da Páscoa e era um folar....naquela época não existia essa loucura por chocolates!! A tradição mudou um pouco, mas o folar permaneceu. Já a Lenda do folar conta outra história...
"Não se sabe o preciso tempo da origem da história do Folar da Páscoa. Sabe-se apenas que é muito antiga e segundo ela, uma jovem aldeã de seu nome Mariana, tinha como grande objectivo de vida, casar cedo. 
    Tanto rezou a Santa Catarina, que lhe apareceram dois pretendentes ao mesmo tempo: um lavrador pobre e um fidalgo rico. A única coisa que era comum aos dois era a sua beleza e juventude.
Indecisa quanto à escolha a tomar, a jovem pediu novamente ajuda a Santa Catarina.
Ambos os jovens pretendentes a pressionavam a escolher, tendo mesmo o jovem lavrador marcado o Dia de Ramos como data limite para a resposta.
Ainda segundo a lenda, no Dia de Ramos, os dois jovens pretendentes envolveram-se numa luta de morte e, Mariana acabou por se decidir pelo lavrador Amaro".rsrsr
Deixo aqui uma receita para quem quiser aprender a fazer ;)





Ingredientes:
-1 embalagem de farinha branca de neve (brioche)
-3 ovos cozidos
-1 ovo
- 1 colher (café) de canela em pó
-1 colher (café) de erva doce
-Geleia de brilho


Preparação:
Deite a água na cuba da máquina de pão. Cubra totalmente a água com o preparado para pão brioche. Escolha o programa massa.
Quando o programa terminar, retire a massa da cuba e coloque-a sobre uma superfície enfarinhada. Retire um pouco da massa para decorar e reserve. Molde o folar.
Coloque-o sobre o tabuleiro. Disponha os ovos no centro de cada folar, calcando um pouco, e decore-o com as tiras de massa que reservou. Tape com película aderente e deixe levedar mais 60 minutos.
Pincele com gema de ovo e leve a cozer em forno pré-aquecido a 200º cerca de 35 a 40 minutos.Depois de prontinho pincelar com a geleia de brilho.




Este é um prato que faz parte da Cultura Portuguesa!
Feliz Páscoa!
Beijo amores
Francini Soares

Postar um comentário

Popular Posts

Latest Instagrams

© Na rota do bem estar. Design by FCD.