Nutrição/Dieta: O que é Nutrição Funcional??

20 abril 2014

Olá amores, hoje venho falar de um tema que estou cada vez mais apaixonada "Nutrição Funcional"! Quer dizer sou apaixonada por nutrição desde a altura em que estava a tirar o meu curso de Esteticista Cosmetologista que tinha "Dietética" como um módulo do curso. Quando comecei a trabalhar interessei me logo pelos tratamentos de emagrecimento, e quando fui tirar o curso de Mesoterapia Homeopática tudo começou a se encaixar e fiquei fascinada por este mundo! Com o surgimento do meu blog tenho abordado assuntos que domino e outros porque gosto.....Tenho pesquisado muito sobre este tema e até mesmo estudado porque aprender para mim nunca é demais. Bem, muitos tem dúvidas sobre este assunto e neste post venho através de uma linguagem fácil explicar de forma simples  "O que é Nutrição Funcional?".
A Nutrição funcional considera a interação entre todos os sistemas do corpo, incluindo as relações que existem entre o funcionamento físico e aspectos emocionais.



A saúde não é meramente a ausência de doenças, e sim o resultado de diversas relações entre os sistemas orgânicos, por isso devemos analisar os sinais e sintomas que podem estar na base dos problemas apresentados!





Os alimentos funcionais tem como base na ciências que seus nutrientes ajudam a manter ou restabelecer o equilíbrio e o bem estar do organismo de cada pessoa a partir do diagnóstico de como anda a relação entre suas células e os nutrientes. Tudo isso é feito com base em ferramentas e estratégias específicas e muito atuais.






Num breve futuro, até mesmo exames de mapeamentos genético poderão ser encorporados. Se descobre por exemplo que uma  pessoa possui um conjunto de genes relacionados a uma propensão ao cancro (cancêr), podemos procurar diminuir o risco de desenvolver a doença com intervenções nutricionais específicas.








A nutrição funcional baseia-se em conceitos como o "equilíbrio nutricional e a biodisponibilidade dos alimentos" na forma de abordagem para tratar e prevenir.
Eu recomendo que procurem um nutricionista especializado em nutrição funcional para quem  quer tirar partido deste tipo de alimentação. Através de uma avaliação personalizada o nutricionista traça o perfil da sua dieta.








Eu  como sou  muito curiosa neste tipo de assunto, estou sempre a ler, a estudar e vou colocando algumas dicas aqui! Percebi que pequenas mudanças que fiz na minha alimentação  melhorou a minha disposição e principalmente os problemas com enxaquecas que eu sofria muito.







Cada ser humano é único, o nosso organismo é formado por trilhões de células com necessidades específicas de nutrientes em doses variáveis.






A nutrição funcional tem o poder de identificar sintomas e características de cada pessoa e relacioná-las a situações de carência ou excesso de determinados nutrientes. É feito uma profunda análise bioquímica e metabólica que permite identificar os alimentos que funcionam para cada um e os que podem provocar desequilíbrios orgânicos e doenças!





Só você pode fazer as escolhas certas.....


Tire proveito dos alimentos...
beijo amores
Francini Soares



SE GOSTOU DESTE POST NÃO DEIXE DE PARTILHAR E DE CURTIR ABAIXO!

Postar um comentário

Popular Posts

Latest Instagrams

© Na rota do bem estar. Design by FCD.