15 maio 2014

Nutrição/Dieta: Veja as 47 maneiras de usar as Sementes Chia e seus Benefícios?


Olá amores, hoje venho falar de uma semente que muitos de vocês devem estar carecas de saber os inúmeros benefícios que a Chia têm!! Só quero reforçar as vantagens de consumir esta semente, é tão simples de adicioná- las nas refeições que seria um crime não consumir esta maravilha!!

Na Rota do Bem Estar by Francini Soares


A chia é rica em fibras e Ômega-3, promovendo uma verdadeira faxina no intestino e desintoxicando o organismo.

Saiba como tomar essa semente que emagrece.

A chia tem chamado a atenção no hall das sementes, passando na frente da linhaça e do amaranto.E por que tanto sucesso? Simples! A chia elimina gordura, ajudando a emagrecer. "As fibras presentes na semente de chia são do tipo solúveis. Em contato com a água, a chia vira um gel que ‘incha’ o estômago, retarda a fome e a velocidade com que o organismo assimila os carboidratos. As sementes de chia absorvem 12 vezes do seu peso em água, hidratando o corpo e protegendo a mucosa do intestino.Essas fibras ainda retêm parte da gordura presente nos alimentos, eliminando esse excesso nas fezes".Cerca de 23% da chia é composta por ácidos graxos polinsaturados, o que a torna a semente com maior teor de Ômega-3 no mundo. "A gordura é resultado de um processo de inflamação no organismo. O Ômega-3 é anti-inflamatório e ajuda o organismo a recuperar o controle sobre o apetite”.

Além de extremamente rica em fibras, a chia é um tipo de proteína completa, têm o dobro de potássio que a banana, três vezes mais antioxidantes que mirtilo (blueberry), seis vezes mais cálcio que o leite e oito vezes mais Ômega-3 que o salmão. Falta mais algum motivo para aderir a chia? Então lá vai! É rica em antioxidantes e ainda é desintoxicante.


Como consumir a chia:
A chia pode ser usada na alimentação de crianças, adolescentes e gestantes. Praticantes de atividades físicas também podem se beneficiar do consumo desta semente, já que estes indivíduos necessitam de maior aporte proteíco quando comparados a indivíduos sedentários. Misture uma colher de sopa (10 g) de chia com 1/2 xícara (75 ml) de água e deixe hidratar por meia hora, mexendo de vez em quando. No final desse tempo, um gel terá se formado. Tome uma colher de sopa do gel 30 minutos antes das principais refeições. A chia não tem absolutamente gosto nenhum e tem uma textura idêntica às sementes de tomate. Outra dica é juntar o gel à papa de aveia (depois de pronta), vitaminas de frutas, e no iogurte.

Além disso, o consumo regular de chia pode ser benéfico para evitar a formação de gordura localizada, outra grande inimiga de quem luta contra os ponteiros da balança. Um estudo publicado no European Journal of Clinical Nutrition validou uma pesquisa em que onze indivíduos saudáveis consumiram a semente por 12 semanas e obtiveram redução na glicemia após a refeição, ou seja, não houve picos de insulina no sangue, sendo assim, a glicose foi liberada lentamente no organismo. Tal processo evita que a gordura seja acumulada e, por consequência, afasta o excesso de peso. Os participantes do estudo também relataram diminuição do apetite até 120 minutos após o consumo da refeição, diferentemente dos indivíduos que não consumiram a chia, mostrando assim seu efeito no aumento da saciedade.
  • Previne e controla o diabetes
  • Previne doenças cardiovasculares
  • Regula o colesterol
  • Efeito desintoxicante
  • Fonte de cálcio
  • Protege o cérebro
  • Pele e cabelos mais bonitos
  • Efeito anti-celulite
  • Fortalece a imunidade
  • Boa fonte de ferro
  • Ajuda a emagrecer

É muito simples introduzir a chia na alimentação, vou deixar aqui alguns exemplos muito práticos!

Na Rota do Bem Estar by Francini Soares
No iogurte com frutas....

Na Rota do Bem Estar by Francini Soares
Nas saladas........

Na Rota do Bem Estar by Francini Soares
Nos sumos detox e funcionais..........

Na Rota do Bem Estar by Francini Soares
Nas sopas........

Abaixo está uma lista de maneiras possíveis de usá-las em receitas. Todas elas são práticas, rápidas e fáceis! Usar chia para emagrecer nunca foi tão simples!

1. Misture 1 colher de sobremesa de sementes de chia com 1/4 de xícara de água para fazer um substituto de ovo para assar bolos e biscoitos.
2. Adicione as sementes de chia no suco de maçã.
3. Moa as sementes e adicione ao leite quente para fazer um mingau.
4. Misture as sementes de chia no iogurte.
5. Adicione 1 colher de sopa de semente de chia para engrossar a sopa.
6. Moa as sementes e misture com leite, farinha e ovos para fazer panquecas.
7. Adicione as sementes nos molhos para salada.
8. Coma as sementes de chia, inteiros e crus, como lanche.
9. Adicione as sementes inteiras nos suco de frutas.
10. Faça Pudim com chia, acrescentando sementes inteiras em leite comum ou leite de soja.
11. Misture sementes de chia em smoothies.
12. Faça uma mistura de sementes de chia, iogurte e suco de frutas.
13. Adicione as sementes de chia nos ovos batidos, espere 10 minutos e faça um omelete.
14. Misture no molho para churrasco e pincele sobre carnes antes de assar na brasa.
15. Adicione as sementes de chia na farinha para fazer pão.
16. Faça pão na panela, combinando sementes de chia, ovos, leite, farinha e fermento em pó. Cozinhe em uma panela pesada com tampa.
17. Adicione as sementes inteiras de chia a uma massa de bolo.
18. Adicione as sementes de chia em guisados para engrossar.
19. Adicione no recheio do frango e leve ao forno.
20. Faça uma massa fina com sementes moídas chia e leite e cozinhe em fogo lento para fazer biscoitos.
21. Polvilhe as sementes sobre uma salada.
22. Frutas batidas, sementes chia e um pouco de fruta é uma boa cobertura para gelados light (sorvete).
23. Coloque sementes inteiras de chia com lentilhas cozidas.
24. Semente de chia no bolinho de batata doce.
25. Cozinhe o arroz no caldo de legumes e coloque sementes chia quando o arroz estiver cozido.
26. Acrescente chia no peixe cozido.
27. Adicione as sementes inteiras ou moídas para misturas de biscoito.
28. Misture sementes moídas com carne moída para fazer almôndegas.
29. Cozinhe arroz em suco de maçã, adicione maçã ralada e mexa sementes inteiras chia na mistura para uma sobremesa saborosa.
30. Sementes de chia torrada e moída misturadas com mel e canela faz uma excelente cobertura para iogurtes.
31. Adicione as sementes inteiras na granola.
32. Misture sementes de chia que foram embebidos em leite para purê de batatas.
33. Faça as sementes brotarem e use em saladas.
34. Misture sementes moídas no requeijão magro.
35. Chia no queijo fresco.
36. Adicione uma colher de sobremesa de sementes chia em uma mistura de geleia.
37. Chia com gelatina.
38. Misture as sementes, inteiras ou trituradas, no feijão.
39. Adicione as sementes moídas embebidas em ovo junto a uma mistura para hambúrguer caseiro de quinoa.
40. Mergulhe as sementes de chia no leite e misture com farinha de aveia quente.
41. Adicione sementes de chia para fazer um flan ou manjar – ótimo para as crianças.
42. Faça um molho de tomate misturando sementes de chia..
43. Não perca sobra líquida de um ensopado. Adicione as sementes de chia, deixe engrossar, em seguida, aqueça e sirva com torradas.
44. Adicione sementes inteiras ou moídas chia no seu recheio favorito.
45. Bata 1 colher de sobremesa de sementes de chia em água de coco. Isto é ótimo em um dia quente para manter hidratado e uma excelente ideia para os atletas. É eficaz e saudável.
46. Quer um café da manhã(pequeno almoço) crocante? Adicione metade de uma colher de sopa de sementes de chia no musli. Adicione leite, suco de frutas, soja e coma imediatamente. As sementes de chia  vão manter se crocantes.
47. Adicione as sementes moídas a sua receita favorita de bolo de carne.

I love it...
beijo amores
Francini Soares