25 outubro 2014

# Dieta: Aveia integral no lanche da tarde...



Olá amores, já algum tempo falei aqui no blog sobre os benefícios da aveia integral! A aveia faz parte da minha rotina de alimentação. Tem pessoas que preferem consumir logo pela manhã, no meu caso gosto de comer o lanche da tarde. Faço com um pouco de leite magro tipo um mingau. Porque como no lanche da tarde?? Bem, eu prefiro comer a tarde antes da 18h porque no jantar não consumo carboidratos. A aveia no lanche deixa-me saciada e na hora do jantar não tenho muita fome, basta uma porção de carne pequena, salada ou verduras. Eu prefiro aveia integral porque ela esta no seu estado mais natural com todas as propriedades de nutrição.

A aveia é um cereal muito nutritivo, que possui cálcio, ferro, proteínas, vitaminas (especialmente do grupo B e E), carboidratos e fibras.
Dentre tantas substâncias positivas para a saúde, as fibras solúveis merecem destaque, pois estão relacionadas a um bom funcionamento intestinal, à diminuição na absorção de colesterol total e LDL-colesterol e sua manutenção em níveis adequados.
Porém, para ser eficiente a aveia tem que ser consumida todos os dias.
A aveia contribui para melhorar o bom funcionamento do organismo e é aconselhável como preventivo para muitas doenças e para a manutenção da saúde de diversos órgãos do corpo. A seguir alguns dos benefícios da aveia:
Reforça o sistema imunológico e combate infecções
Melhora o funcionamento do intestino
Controla a quantidade de açúcar no sangue
Diminui o colesterol ruim
Controla a pressão arterial
Acalma os nervos e melhora a concentração e o esgotamento mental
Ajuda acalmar e suavizar a pele em casos de eczemas, dermatites atópicas e urticária.
Ajuda a facilitar a digestão



A aveia pode ser encontrada em flocos (grossos ou finos), farelo e farinha. O farelo de aveia é o tipo mais nutritivo e rico em β-glucana. É recomendado de 1 a 2 colheres de sopa diariamente.
A aveia pode ser consumida com água, sucos, leite, frutas, iogurtes, e em alimentos feitos de aveia como biscoitos e pães.
Aveia contra o Colesterol
Está com o colesterol alto? Inclua aveia diariamente na sua dieta. Um estudo recente realizado pela Unifesp mostra que uma alimentação suplementada com aveia garante uma diminuição no nível de colesterol e, por consequência, protege contra doenças cardiovasculares. Esse efeito benéfico do cereal acontece porque a aveia atrapalha fisicamente a absorção de diferentes tipos de gordura no intestino e, por isso, impede sua transformação em colesterol.
Não se esqueça que usar a aveia como uma aliada ao coração — eliminando as placas de gorduras e diminuindo o colesterol — deve estar associado a uma boa alimentação e atividade física.

I love it...
beijo amores
Francini Soares