# Chic e Barato ser Saudável: BOLO RÚSTICO DE BANANA E MAÇÃ DIET

28 novembro 2014

Olá amores, esta receita eu fiz a pensar no meu filhote no dia de Ação de Graças aqui nos Estados Unidos. Agradeci a Deus pelo presente mais lindo que ele me deu "meu filho"....
A farinha é um pó desidratado rico em amido, utilizado na alimentação, produto obtido geralmente de cereais moídos, como trigo ou de outras partes vegetais ricas em amido, como a raiz da mandioca.

Denomina-se "integral" se, na sua elaboração, o grão inteiro for moído: a parte interna (endosperma), as cascas (farelo) e o gérmen. Será "refinada" caso sejam retiradas as cascas dos grãos.

Podem existir farinhas de diferente cereais. A mais habitual é a farinha de trigo, elemento imprescindível para a elaboração do pão, macarrão, bolos e mingaus e outros alimentos.

A farinha  integral atualmente comercializado contém pedaços de grãos. Isso faz com que estas farinhas tenham um teor de vitaminas e minerais mais elevados, já que estes nutrientes se encontram no farelo e no gérmen do trigo, partes que são retiradas durante a moagem da farinha branca.

Qual é mais nutritiva?
Ambas farinhas  apresentam vitaminas e outros compostos importantes para a dieta humana. Podemos listar o amido, que funciona como "combustível" para o organismo. A vitamina B1, importante para a nutrição celular, funcionamento dos músculos e sistema nervoso. Vitamina B2, essencial para o crescimento e metabolismo. Vitamina E, que previne as peroxidações e o envelhecimento. Também são ricos em magnésio, cálcio, potássio, fósforo e ferro. Encontramos essas substâncias nos duas farinhas, entretanto, na farinha  integral as quantidades são mais significativas.

Um engorda menos que o outro?
Se você esta de olho na balança prefira os produtos com farinha integral. Apresentam uma diferença no valor energético, por exemplo uma fatia de 100 gramas do pão branco tem aproximadamente 40 calorias a mais (230 integral x 270 branco). Caso você esteja de olho na balança, alguns fatores podem fazer você decidir comer produtos com farinha  integral: normalmente é mais consistente, implicando em maior esforço de mastigação, durante mais tempo o que, o torna mais saciante e leva a uma menor ingestão de alimentos. Sua riqueza em fibras e amido também o torna mais nutritivo e nos permite passar mais tempo sem a sensação de fome, além de contribuir para uma menor biodisponibilidade dos açúcares e gorduras consumidos simultaneamente, promovendo um menor ganho energético. 
Não existem grandes diferenças na digestão dos produtos com farinha branca ou integral..

Os produtos com farinha  integral podem regularizar o intestino?
Por conter grande quantidade de fibras, principalmente celulose, tem um importante efeito na regulação do trânsito intestinal, absorvendo água e circulando pelo intestino, o que aumenta o volume de sais e facilita sua eliminação.





ingredientes:

2 ovos
1 chávena !/2 de farinha integral
240gr de açúcar mascavado integral
1 chávena de leite magro 
1 colher de sopa de margarina light
1/2 colher de sopa de fermento em pó
canela a gosto
1 banana em fatias
1/2 maçã em fatias

Se fizer algumas das nossas receitas tire uma foto e coloque a hastag #narotadobemestar no instagram
Se você ainda não se inscreveu no canal click aqui, e fique por dentro de todas as novidades!

PrintE-mail


Chic e Barato ser Saudável...
beijo amores
Francini Soares

Postar um comentário

Popular Posts

Latest Instagrams

© Na rota do bem estar. Design by FCD.