23 novembro 2014

# Chic e Barato ser Saudável: SALMÃO COM CROSTA DE AMÊNDOAS E MOLHO DE GENGIBRE # ESPECIAL NATAL

Olá amores, hoje tenho uma receita dos Deuses digna de um chef de cozinha! "Salmão com crosta de amêndoas e molho de gengibre". Já falei várias vezes aqui no blog que o gengibre pertence a categoria dos alimentos termogênicos, aqueles alimentos que aceleram o metabolismo e auxiliam no processo de emagrecimento. O Salmão é um peixe de águas frias que funciona como protetor do coração, pois é rico em ácidos graxos ômega-3, que evitam a formação das placas que obstruem as artérias, reduzem o colesterol e combatem os triglicerídeos. A cor alaranjada do salmão deve-se a um pigmento chamado astaxantina. O salmão é basicamente um peixe branco. O pigmento laranja é feito através das algas e dos organismos unicelulares, que são ingeridos pelos camarões do mar; o pigmento é armazenado no músculo do camarão ou na casca. Quando os camarões são comidos pelo salmão, estes também acumulam o pigmento nos seus tecidos adiposos. Como a dieta do salmão é muito variada, ele pode apresentar uma enorme variedade de cores, desde branco ou um cor-de-rosa suave a um vermelho vivo. O betacaroteno, pigmento laranja encontrado em diversos alimentos, está presente na ração que os peixes de cativeiro se alimentam.
De acordo com diversos estudos científicos, comer salmão de duas a três vezes por semana garante benefícios para a saúde de crianças, adultos e idosos. Pode ser consumido: assado, grelhado e também em forma de sashimi.
O salmão é rico em proteínas de alto valor nutritivo, superior ao de carnes vermelhas (como as de boi e porco). Além disso, as proteínas dos peixes são de alta digestibilidade, favorecendo o processo de digestão.
O ômega-3 está presente em maior quantidade nos peixes de águas salgadas e frias, como atum, arenque, bacalhau, sardinha e salmão. Os de águas doces também apresentam ômega-3, mas em quantidade muito inferior quando comparados aos primeiros.







Crédito das fotos: Francini Soares

Ingredientes:

filé de salmão grosso
60gr de amêndoas laminadas
120ml de natas frescas light
1 ovo
100ml de cachaça
gengibre ralado a gosto
sal e pimenta a gosto

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Chic e Barato ser Saudável...
beijo amores
Francini Soares