21 novembro 2014

# Chic eBarato ser Saudável: BOLINHOS DE POLENTA ...

Olá amores, a receita de hoje são "Bolinhos de Polenta". Vocês sabiam que a polenta é um grande aliado para dieta. Pobre em gorduras e rico em fibras este prato tem uma série de benefícios. Neste post eu conto vos tudo sobre este alimento.


A polenta é conhecida como um alimento tradicional italiano, mas alguns acreditam ela tenha se originado nos tempos romanos. Originalmente feita de grãos de farro e farinha de castanha no norte da Itália, a polenta nos dias de hoje vem de milho moído. A consistência da mistura de farinha de milho muitas vezes identifica a sua origem italiana, enquanto a polenta do leste da Itália é, muitas vezes, uma mistura cremosa e suave, a polenta do oeste é geralmente mais densa, como um pão de milho. Historicamente, a polenta era considerada como uma comida de camponeses, uma vez que estava prontamente disponível e era barata de se fazer. Como um grão cozido lentamente, é uma forma primitiva de mingau. Essa conotação "barata" já foi esquecida, desde que polenta é agora muitas vezes um ingrediente na culinária moderna e em restaurantes de ponta.

Características
O grão ou a farinha usada para polenta é versátil e pode ser desde um grão de bico ou até uma base de trigo, mas é mais frequentemente uma mistura de farinha de milho amarela e branca. Um dos benefícios do uso de uma farinha à base de milho é que ela mantém a comida livre de glúten, para aqueles que não podem consumi-lo. A polenta tem sido comparada com grãos de milho sul-americanos devido à sua consistência, mas ela realmente pode assumir muitas formas. O modo de preparo de polenta de milho fica a seu gosto, quanto mais grossa a consistência, mais densa e parecida com pão a polenta será, quando mais fina, mais cremosa e parecida com purê será a polenta.

Benefícios
Polenta é um alimento natural, livre de gordura, simples e saboroso ao mesmo tempo. Como um símbolo da baixa renda e de alimentos básicos, prova ter sido uma boa fonte de fibras, vitaminas e minerais para aquelas pessoas com poucos recursos. Como acompanhamento de uma refeição completa (com componentes vegetais e proteína), a polenta é um ótimo complemento para uma dieta bem equilibrada. É uma fonte de alimento saudável, natural, que permanece sem conservantes e sem glúten.

Tipos
Ainda que sendo feita a partir do mesmo grão ou farinha de base, o tipo de polenta que você come pode variar muito, dependendo da preparação e ingredientes adicionados. Tradicionalmente era cozida lentamente com manteiga e queijo, e, mais tarde, ingredientes como cogumelos, tomate e espinafre foram adicionados. A comida continua a ser um coringa hoje por causa das diversas formas e acompanhamentos que pode assumir. Ela pode ser servida como um pão de milho, um mingau, frita, como palitos ou bolas de polenta, como um purê ou como bolo de polenta. Cada técnica de cozimento é facilmente melhorada com sabores adicionais; tente misturar polenta com suas carnes e vegetais favoritos para realçar o sabor. Ela combina muito bem com alimentos rústicos, como costeletas de porco.








Ingredientes

4 colheres de farinha de fubá ou milho
azeite a gosto
sal e pimenta a gosto
1/2 cebola picada
450gr de carne moída magra
molho de pimenta
1 dente de alho
azeitonas picadas a gosto

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Chic e Barato ser Saudável..
beijo amores
Francini Soares