# Moda/Decoração/Inspiração: Tartã ou Xadrez "Venha conhecer os tipos de xadrez e inspire-se para o Natal"....

18 novembro 2014

Olá amores, o padrão (estampa) Tartã ou Xadrez esta sempre na moda e ao que se diz respeito a época do natal ainda mais.
Tartã (do inglês tartan) é um padrão quadriculado de estampas, composto de linhas diferentes e cores variadas. A título de exemplo, podemos mencionar o uso frequente desta estampa em kilts, indumentária típica escocesa. Estampas geométricas fazem parte da história humana. Na história da moda ocidental, a origem do xadrez pode ser traçada até a Idade do ferro. No Norte da Europa, mais especificamente nos pântanos da Alemanha e Dinamarca. A origem de estampas geométricas é sempre associada aos Escoceses, mas, de acordo com o historiador têxtil E. J. W. Barber, essas estampas remontam aos antigos Celtas. Pesquisas arqueológicas escavaram vários indícios de sacrifícios humanos, nos quais foi possível identificar as padronagens têxteis das roupas das vítimas. Estas se compunham quase exclusivamente de tecidos com padronagem xadrez em fio de lã, tecido 2 x 2 cruzado (em forma de losango).
Os pigmentos de base vegetal davam a cor na lã, naturalmente branca. Um manto encontrado em Thorsberg, na Alemanha, comprova uma padronagem xadrez combinando 3 tons de azul; já a roupa de uma jovem de Lonne Hede, na Dinamarca, compõe-se de saia e blusa em xadrez azul e vermelho com um barrado em xadrez vermelho e branco. Hoje, este xadrez vermelho e branco é conhecido por patronagem Medevi square e considerado como a marca registrada do xadrez sueco, assim como a padronagem xadrez branco e preto é conhecido como Vichy.

Príncipe-de-gales Ficou conhecido como príncipe-de-gales ao ser muito usado pelo então Duque de Windsor, Eduardo VIII no começo do século XX quando este era conhecido pelo título, dado ao filho mais velho do casal real.

Vichy O nome vem da cidade francesa de Vichy, conhecida pelo confecção de tecidos de algodão para aventais e camisas que eram normalmente feitos com xadrez miúdo nas cores preto-e-branco.

Pied-de-poule Com padrão que lembra o pé de uma galinha, daí seu nome, foi criado originalmente nas cores preta-e-branca. Foi popularizado por Chanel, que transformou-a num clássico.

Inspire-se...


I love it...
beijo amores
Francini Soares


Postar um comentário

Popular Posts

Latest Instagrams

© Na rota do bem estar. Design by FCD.