# Estética/Beleza: Os benefícios da sauna....

13 dezembro 2014


Olá amores, hoje venho falar dos benefícios da sauna. Seja inverno ou verão o ideal é fazer o ano todo. Existem países que têm a sauna completamente associada a cultura e aos costumes nos seus hábitos saudáveis de vida fazendo parte do seu dia a dia. sauna seja seca ou a vapor é sempre uma boa opção para quem busca relaxar o corpo e a mente. Trata-se de uma prática muito comum e disciplinada entre os europeus visando à longevidade
A primeira referência escrita sobre a sauna com o método de cultura física tem mais de mil anos. Ela está intimamente incorporada como parte essencial e significativa nos lares finlandeses. Para o finlandês a sauna é rito imprescindível à vida, hábito cultivado pelos seus antepassados, base de sua cultura popular e processo comum ao seu asseio corporal. Historicamente, para o finlandês, dois lugares são sagrados: a igreja e a sauna. Já constituiu prática comum entre os finlandeses, o fato de atirar-se na neve, inteiramente nu, após submeter-se a altas temperaturas na sauna seca. Esse ritual, ao promover no corpo brutal contraste térmico possibilita ao organismo receber, ao mesmo tempo, o máximo de estimulo quente e frio.


O ambiente da sauna seca:
Recinto totalmente fechado e revestido de madeira selecionada (cedro, cerejeira ou mogno), porosa, com forno especial alimentado à eletricidade, e com pedras selecionadas, despejando nelas água e essência de eucalipto. Esta sauna apresenta uma umidade máxima de 15 % – as pedras aquecidas, depois de molhadas, proporcionam umidade em torno destes 15% – e temperatura em torno de 70 graus.
Modo de usar:
A sauna possui duas modalidades de uso nas quais as temperaturas são diferentes, como diferentes são as seqüências de tratamento. A primeira modalidade, mais usada, é a desintoxicante e a segunda, tem efeito calmante.
A sauna desintoxicante, com temperatura em torno de 60 a 75 graus, aplicada de 10 a 20 minutos, pode ser usada 2 a 3 vezes por semana. Em casos especiais e sob tratamento médico, podem ser feita todos os dias. O contraste rápido em água fria é praticado para se evitar reações secundárias ao calor causadas pelo uso da sauna. A aplicação de duchas frias fecha os poros e diminui a transpiração. Tal ação se deve à queda da temperatura interna provocada pela ação da água fria. A água fria apresenta ainda o benefício de estimular o sistema nervoso, pois a aplicação demorada do calor provoca muita sedação.
1º sessão:
1)      banho de chuveiro comum de preferência morno (ensaboar bem),
2)      sauna de 10 a 20 minutos,
3)      chuveiro frio ou ducha circular fria (30 a 60 segundos),
4)      piscina (se quiser),
5)      repouso de 15 a 30 minutos no divã.
2ª sessão:
1)      banho de chuveiro comum (de preferência morno), simples, sem sabonete,
2)      sauna de 10 a 20 minutos,
3)      chuveiro frio ou ducha circular fria de 30 a 60 segundos,
4)      piscina (facultativa),
5)      repouso de 15 a 30 minutos,
6)      ducha escocesa,
7)      repouso de 15 minutos com as pernas elevadas.
A sauna calmante, com temperatura ao redor dos 50 graus e o calor seco é perfeitamente suportável e sem perigo de reações calóricas. O banho, após,  pode ser feito com água morna. Podem ser realizadas de 1 a 3 sessões. Massagens relaxantes podem ser realizadas antes ou nos intervalos do banho de sauna.
Seqüência de cada sessão:
1) banho de chuveiro comum, morno, (ensaboar bem na primeira sessão),
2) sauna 10 a 20 minutos,
3) chuveiro morno, 60 segundos,
4) repouso de 20 a 30 minutos,
5) ducha circular morna, 2 minutos,
6) repouso de 15 minutos com as pernas elevadas.
Mecanismo de ação
O calor é o fator básico da sauna, podendo a temperatura do corpo elevar-se até 38 ou 39 graus centígrados. Esta elevação acelera as funções vitais: o metabolismo é aumentado e a circulação revitalizada. O calor da sauna produz vasodilatação periférica e dilata especialmente os capilares de membros superiores e inferiores, agilizando, desse modo, a circulação como meio de combater o aquecimento da epiderme. O resfriamento repentino com água fria no banho de contraste, após a sauna, origina vasoconstrição e o grande volume de sangue que dirigiu inicialmente para a periferia retorna para os órgãos internos, consistindo o que chamamos de ginástica vascular.
Contra indicações:

  •       doenças infecciosas,
  •       estado gripal,
  •       cardiopatias graves,
  •       discrasias sanguineas (uso de anticoagulantes),
  •        enfizema,
  •        varizes acentuadas,
  •        acima dos 70 anos.
Estima-se que no adulto uma aplicação de sauna de 20 minutos pode levar a eliminação de 500 ml de líquidos e este líquido deve ser reposto com água mineral. Deve-se evitar o uso de bebidas alcoólicas com o fim de hidratação após a sauna.
Portanto, o uso correto e consciente da sauna, além de provocar uma sensação de profundo bem-estar e relaxamento, lhe trará uma série de benefícios.

I love it...
beijo amores
Francini Soares

Postar um comentário

Popular Posts

Latest Instagrams

© Na rota do bem estar. Design by FCD.