# Beleza: Cronograma capilar e suas substâncias parte II

24 fevereiro 2015

Olá amores, este post é um complemento do post anterior onde falei sobre o cronograma capilar que estou fazendo no meu cabelo. Como recebi algumas mensagens por parte de algumas leitoras que ficaram com algumas dúvidas resolvi fazer este outro post para esclarece-las melhor.
Bem, primeiro vou explicar passo a passo o que é cada procedimento.





O que é hidratação capilar?
Hidratação capilar tem a função de recupera e manter a umidade ( a água dos fios). Nós sabemos que os agentes externos danificam os fios deixando-os ressecados. A hidratação como o próprio nome diz serve para hidratar os fios. Deixando os fios mais saudáveis e maleáveis. 
A hidratação é indicada para cabelos ressecados, que pode ser muito longos e desgastados pelo sol, vento ou água em excesso, cabelos crespos, cabelos quimicamente tratados (tintura ou alisamentos) e cabelos de pessoas mais idosas. Outra indicação importante é para cabelos naturalmente secos ou ressecados por usos de secadores e pranchas.

Como fazer a hidratação:
Lave os fios com um shampoo de sua preferência e de acordo com o seu tipo de cabelo. Passe o shampoo duas vezes e enxagúe bem fios. O cabelo precisa ficar bem limpo. Depois aplicar a máscara de hidratação de deixar atuar por 20 minutos, pode usar uma toca térmica, um papel alumínio ou um toca plástica. Passado os 20 minutos retire com água em abundância e a última água passe bem fria.


Substâncias hidratantes:
Os aminoácidos que colaboram para a hidratação dos cabelos são: alanina, arginina, asparagina, cisteína, fenilalanina, glicina, glutamina, histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, prolina, serina, treonina, tirosina, triptofano e valina. Procure esses ingredientes nos rótulos das máscaras de hidratação. 


O que é nutrição ou umectação capilar?
A nutrição têm a finalidade de recuperar os lipídios dos fios, atividade protetora dos fios que mantêm a sua lubrificação evitando que os fios se partem. Os lipídios também são responsáveis pela retenção da água nos fios e com ela os seus nutrientes.

Como fazer a nutrição:
Lave os fios com um shampoo de sua preferência e de acordo com o seu tipo de cabelo. Passe o shampoo duas vezes e enxagúe bem fios. Aplique uma máscara com base de óleos para recuperar a lubrificação dos fios e deixe atuar por 20 minutos. Pode usar tca térmica, papel alumínio ou uma toca plástica. Neste procedimento se a máscara for muito oleosa ou se usar óleos diretos nos fios é necessários lavar os cabelos novamente com um pouco de shampoo sem sal e aplicar um condicionado e retirar com muita água. Assim os fios não correm o risco de ficar oleosos.

Mesmo pessoas com cabelos oleosos podem fazer o tratamentos, uma vez que é muito frequente vermos pessoas com a raiz oleosa e os fios secos e danificados, até porque, alguns tipos de fio não conseguem drenar a oleosidade natural e precisam de hidratação externa. É muito mais fácil para essa oleosidade se espalhar em fios lisos. Nesses casos, as máscaras e óleos de tratamentos devem ser aplicados apenas no comprimento dos fios, deixando a raiz livre.

Substâncias de nutrição:
Produtos a base de manteiga de cacau, de cupuaçu, de karité, tutano, óleo de argan, o óleo de abacate, de semente de uva e de girassol, óleo de coco, azeite, mel.




O que é reconstrução?
A reconstrução restabelece componentes substanciais presentes na superfície do fio. A principal é a queratina e seus derivados, bem como os oligoelementos. Sem eles, as pontas ficam quebradiças e pode haver rompimento durante o simples ato de lavar ou pentear os cabelos.

Como fazer a reconstrução:

Para começar o tratamento com a queratina você deve lavar os cabelos com xampu anti resíduo ou um xampu específico para o seu tipo de cabelo passando 2 x no cabelo até sentir que os cabelos estão totalmente limpos.

Em seguida retire o excesso da água com uma toalha e aplique queratina em creme ou líquida em todo o cabelo  e desembarace cuidadosamente . Depois seque os cabelos com um secador até eles ficarem secos. Divida os cabelos em mechas e passe a prancha de cerâmica três vezes em cada mecha.
Depois lave novamente os cabelos apenas com água para remover todo o excesso da queratina dos fios, e aplique uma máscara  de boa qualidade e deixe agir durante 20 minutos. Lave os cabelos novamente apenas com água. Passe, em seguida, um defrizante com protetor térmico, espalhando com cuidado sem atingir a raiz . Se desejar finalize com uma escova ou deixe secar naturalmente.

Substâncias de reconstrução:
Queratina, aminoácidos, vitamina A e B5, colágeno.


Francini Soares




Postar um comentário

Popular Posts

Latest Instagrams

© Na rota do bem estar. Design by FCD.