# Entrevista/MOda: Entrevista exclusiva com a Estilista Suzi Figueira...

07 fevereiro 2015

Olá amores, na categoria de entrevistas do blog tenho hoje Suzi Figueira uma Estilista Portuguesa cheia de talento e criatividade. Muito simpática ela me cedeu esta entrevista e ainda fez um croqui especialmente para este post. Então venham comigo conhecer este novo talento que ainda vai dar muito o que falar...

Croqui feito especialmente para este post...


Porque você decidiu tirar o curso de estilista e qual a universidade que estudou?
 Bem eu sempre gostei de vestir as minhas bonecas com pedaços de tecidos que eu lhes moldava ao corpo e transformava em vestidos diferentes.
Eu em criança sempre tive aulas de escultura colagem e trabalhos manuais. Tudo isso fez parte do meus crescimento e decidi aos 16 anos, estudar num curso técnico e profissional em Lisboa na Magestil que é agora chamada Escola de Moda de Lisboa.
Preferi  estudar nesta escola pois aqui aprendi todo o processo da inspiração até a confeção propriamente dita. E um curso muito completo. 
Você esta trabalhando com moda ou é ainda apenas um hobby?
De momento é só um Hobby sim! Desenho os meus croquis/ ilustrações sempre que tenho ideias novas vontade de experimentar diferentes técnicas e materiais lápis-aguarela; caneta; lápis-de-cera etc. Sempre aparece uma amiga ou familiar que pretende algo diferente para um casamento ou épocas festivas e nessa altura falo com a minha costureira/ modista muito profissional que torna os meus desenhos em realidade. Para mim eu faço algumas peças em casa so quando tenho tempo.   
Desenhar faz me sentir bem ! é como fazer uma viagem ou uma corrida/caminhada.  
Eu adoro o seus croquis , como é este processo de criação?
Desde já Obrigado. Tudo começa com um tema, por exemplo “Africa Safari” e depois gosto de desenhar para este tema peças de roupa básicas de estação ate um vestido mais glamour.
 Ou uma simples visita a uma  loja de marca em que nos pensamos “ não encontrei nada do que eu estou procurando, devia ter isto ou aquilo” e depois desenho peças como se trata-se da continuação da coleção que acabei de ver na loja mas adaptada ao meus gosto.
Você já pensou em criar a sua própria marca?
Sim eu já tive uma loja minha com algumas peças exclusivas que eu própria criava na loja aqui em albufeira. Mas por amor fui viver para Faro onde estudei Artes Visuais na Universidade do Algarve e deixei a loja e todo o seu conceito para um dia voltar e melhorar.
O que você acha do trabalho de Marc Jacob?
Admiro muito o seu trabalho principalmente pela sua evolução profissional qua já deixou marcas na Historia da Moda.
Ele e uma referência para você?
Sim é uma referência sigo o seu trabalho desde que estudei moda há 15 anos atras. Mas para mim o que mais admiro nele foi principalmente a forma como se consegui tornar numa marca mundial, ele tem acompanhado a evolução da moda e isso é muito difícil de conseguir.
As pessoas ainda tendem a ver o mundo da moda como aquela coisa super glamourosa. Mas como é a sua rotina e como você insere a moda no seu dia-a-dia?
A moda tem o glamour que é o que nos inspira, o que nos faz sonhar, principalmente a nos mulheres.
 A moda essencialmente para mim é este “sonhar” que me faz desenhar algumas peças de alta costura. Mas também é desafiante transformar o sonho em peças do dia a dia.
Na minha rotina dia a dia confesso tenho te ir ao instagram ou ao Facebook olhar o que estão a usar as bloguers que mais admiro. Depois vou ao meu trabalho e mais no fim do dia tenho uma aula ou corridinha ou mesmo bicicleta. So no final do dia desenho os meus croquis.  
Como vê a relação entre a moda mostrada nas passarelas e a que vai para as ruas?
Vejo como uma relação comercial ou seja. Os vestidos glamourosos e muito trabalhados e exclusivos e caríssimos feitos à mão, são eles que principalmente levam o nome da marca a todo o mundo, mas a maior parte da população Mundial é classe baixa ou media possa sonhar e ambicionar ter algo daquela marca que normalmente são os perfumes, cosméticos, óculos e acessórios de moda por exemplo, pois são estes produtos que vendidos rendem biliões, isto sim faz crescer os lucros de uma marca. E não a venda de um ou dois vestidos de 10 000€ por exemplo.
Por outro lado as criações vanguarda destas grandes marcas dão origem as tendência que todos nós vestimos na rua, e que compramos a marcas “low cost”.
Que concelho você daria a para uma pessoa que está começando no mundo da moda?
Eu diria que precisa de muita força de vontade pois é sim uma profissão muito competitiva e sempre em constante readaptação as tendências tecnológicas e de consumo. E em caso de não conseguir chegar onde pretende utilize esses conhecimentos de moda para embelezar a sua vida numa outra profissão.
O que o mundo significa para você em 3 palavras?
Amor
Desafios
 Felicidade
Talvez porque para mim estas palavras se sucedem o Amor fazem nos superar os desafios da vida para alcançar a felicidade plena nas grande e pequenas conquistas do dia-a-dia .








Suzi muito obrigada pela entrevista, desejo-te as maiores felicidades e sucesso profissional. Para quem quiser acompanhar os trabalhos de Suzi vou deixar aqui os links do facebook e instagram.
(para comentar a postagem clicar na data abaixo)




Postar um comentário

Popular Posts

Latest Instagrams

© Na rota do bem estar. Design by FCD.