16 março 2015

# Gente do Bem: Irene Sarranheira nasceu para vencer !

Ontem era apenas um sonho hoje uma realidade...
Vou apresentar-me e falar um pouquinho da minha história.
Sou Irene Sarranheira, Crafter/Designer na minha empresa o Emporium Sarranheira.
Nasci em 1972 numa cidade do interior no Sul do Brasil. Sou a 3ª filha de 6 irmãos , tive uma infância menos fácil devido nossos pais terem se separado quando eu tinha apenas 3 anos de idade.
Nesta altura eu e meus irmãos mais velhos tivemos de viver com várias famílias de acolhimento, o que tornou os estudos um tanto mais complicado. Por esses mesmos motivos acabei distanciando um pouco de meu pai, coisa que hoje lamento.
Dos 8 para 9 anos minha mãe voltou a casar e eu finalmente pude ir viver com ela novamente.
Mas só aos 11 anos quando mudamos para São Paulo é que pude voltar  a estudar, fazia supletivo a noite porque tinha de trabalhar durante o dia para ajudar minha família.
Duas paixões sempre foram muito vincadas na minha vida, as artes e a culinária.
Quando era jovem , fiz teatro por 2 anos e meio em São Paulo, sonhava em ser atriz, amava representar.
Hoje acho que era porque representando podia por alguns instante fingir que era outra pessoa, que tinha outra vida, talvez melhor, mais prospera e feliz.
Nesta época chegamos a encenar uma peça por 2 meses.
Sempre gostei muito de ler e escrever, escrevi 2 romances não publicados, a vida por conhecimento e leitura, meu local favorito, onde era fácil de encontrar-me era a biblioteca do Centro Cultural São Paulo, frequentava imensas vezes, pois a entrada era grátis e como eu não tinha dinheiro para comprar livros, ia lá quase todas semanas para adquirir conhecimento e cultura.
Também costumava frequentar muitas vezes os sebos da Praça da Sé, onde encontra-se muitos bons livros a preços realmente espetaculares.
As 19 anos engravidei.
Enquanto esperava meu 1º filho, comecei a pintar telas, com ajuda do estrado do berço esticava pano cru e pintava.
Porém com pouco dinheiro para investir nas artes, pintava somente monocromático, preto e branco, e dentro destas duas cores procurava as nuances para fazer uma espécie de degradé “arte em grafiti” era mesmo só para passar o tempo, pois presenteava os parentes e amigos com as obras de “arte”.
Apaixonada por culinária, sendo essa a minha segunda paixão, fiz algumas formações nesta área em São Paulo.
E logo após o nascimento do bebé, meu espírito maternal e empreendedor falou mais alto.
Comecei fazer alguma coisa para ajudar no orçamento doméstico, nesta altura a culinária foi realmente importante, fazia tortas, doces, e sanduíches naturais para vender.Nascia então meu primeiro negócio a “Brenos Lanches” em homenagem ao meu primogênito Breno.
Levantava muito cedo preparava a comida e vendia-a nos centros comerciais da região, levava comigo sempre um bloco de notas e anotava todos os pedidos e sugestões de meus clientes para o dia seguinte, assim garantia vendas ao gosto dos clientes.
Mas devido a minha má gerência a "Brenos Lanches" deixou de existir.
Ainda tentei mais uns 3 negócios que também falharam, assim como o meu primeiro relacionamento.
Agora era mãe solteira, sem muitos estudos, nenhuma formação e com um filho para criar.
Decidi que era hora de empreender novamente e fazer alguma coisa para proteger meu filho e por comida na mesa.
Mas como nunca foi meu forte trabalhar para outrem, ter patrão a controlar-me, ou "salário" ao fim do mês, revolvi abrir outro negócio.
Então abri um barzinho na periferia de São Paulo, era um sucesso, vivia lotado e eu faturava razoávelmente bem.
Conseguia ter uma vida tranquila juntamente com o meu filho. 
Foi quando conheci no meu próprio estabelecimento o pai da minha 2ª filha.
Logo começamos a namorar, eu estava feliz completamente apaixonada, parecia que o mundo era todo cor de rosa, era tão "lindo" que eu já não conseguia estar o tempo todo atrás do balcão a trabalhar.
Queria ser "livre" passear, namorar, viajar, tudo com ele.
Mas como diz o ditado popular que " é o olho do dono que engorda o gado", eu comecei a abandonar muitas vezes o meu negócio para estar com ele nas farras.
E por fim acabei por transpassar o barzinho, e arranjei trabalho fora com carteira assinada, o que foi o meu maior ERRO!!!!
Pois sempre soube que queria ser empreendedora.
Mas sinceramente agradeço cada tombo que levei, pois aprendi que cair é para qualquer um, agora levantar e seguir em frente novamente, isso é somente para os fortes!
Em 2001 estava feliz da vida.
Tinha um namorado,um "bom trabalho", carteira assinada, era cozinheira, ganhava bem.
Quando a vida deu uma baita reviravolta e eu descobri que estava grávida novamente.
Neste dia comemorei muito quando vi o resultado, achava eu que meu namorado também ia vibrar de felicidade com a notícia.
Grande engano, ele não achou a menor piada, exigiu que eu fizesse um aborto!
Eu já não conseguia cozinhar devido aos enjôos da gravidez, acabei por ser  demitida.
Perdi o trabalho e também o relacionamento, pois o estava fora questão sempre foi contra os meus principios morais.
Como o meu namorado não aceitava de maneira alguma a ideia de ser pai, e fez-me a seguinte exigência:
Ou eu tirava o bebé ou a gente terminava o relacionamento.
Diante de tal proposta não tive outra escolha, mesmo muito apaixonada e triste, terminamos a relação de 4 anos, pois optei pelo bebé.
Quando cheguei em casa, está estava totalmente vazia, ele tinha entregado o imóvel e ido embora para nunca mais voltar.
Agora estava eu sem trabalho, sem apoio, sem amor e o pior sem casa para morar.
Sem nada na vida, apenas grávida e já com um filho para criar.
Mesmo triste e magoada tive de levantar a cabeça e fazer para vida, sobrou apenas um carro que era presente de minha mãe, voltei para a casa dela e resolvi abrir outro negócio, reconheço que sou bastante teimosa.
Só um pensamento vinha a minha cabeça," tenho de ser vitoriosa", afinal no chão eu já estava, agora tinha apenas duas escolhas, ou ficava ali a  fazer-me de vitíma do mundo a lamentar  e ter pena de mim própria,  ou levantava e vencia, escolhi a segunda opção.
E embora as artes fosse a minha primeira grande paixão, optei novamente pela culinária.
Resolvi apostar novamente  empreendedorismo.
Tomei dinheiro emprestado, fiz anúncios em jornais, distribui panfletos, e assim nascia a “Essência do Sabor Salgados “ criei uma linha exclusiva de salgadinhos, e desta vez o negócio surpreendeu até a mim mesma pois em pouco tempo já tinha crescido tanto quanto a minha barriga!
Tive de contratar 2 ajudantes para dar conta do recado, dei entrevistas para jornais e revistas locais, estava a realizar-me como empresária.
Mas como pessoa, como mulher sofria imenso com o fim do namoro não aceitava bem o fim desta relação, sentia-me sozinha e triste.
Em Dezembro de 2001 foi o meu melhor mês de vendas, bati o record vendi 30 mil unidades de salgados somente naquele mês.
Era 31 de Dezembro fechava o mês, fechava o ano, e também um clico naquela história.
Eu tinha feito a última entrega do ano, quando voltei para casa e já lá não estava ninguém, todos tinha ido comemorar o ano novo a festa de Réveillon, e eu estava “sozinha” somente eu e minha enorme barriga.
Nesta altura fiz uma grande resolução de ano novo decidi abandonar tudo o que já tinha conquistado.
Estava cansada do desamor e das tristezas.
Decidi deixar o Brasil e todo o sofrimento que tinha experimentado até então para trás.
Na mala trazia somente muitas esperanças e nenhuma certeza.
A única coisa que trazia de verdade, não era na mala, e sim no coração, era uma enorme vontade de vencer!!!
Estava decidida, e não aceitaria nada menos que a vitória.
Em terras distantes recomecei outra vez do zero, mas isso não me assustava, nunca tive medo de recomeçar aliás acredito que é quando ganhamos ainda mais forças para lutar e coragem para vencer.
Em Portugal procurei juntar esforços para vencer na vida, no início nada foi fácil, tive de viver muito tempo de lavar sanitas e  banheiros em parque de campismo para sobreviver com os meus filhos, mas cada batalha que eu vencia era uma lufada de ar fresco, um impulso, um incentivo para seguir em frente e acreditar nos meus sonhos.
Sempre achei que eu merecia e tinha o direito de ser feliz tanto profissional como na vida pessoal e amorosa, foi quando conheci o Sérgio Sarranheira aquele que passaria a ser meu anjo da guarda.
Meu e de meus dois filhos, em 2005 casamo-nos e somos imensamente felizes a cada dia da nossas vidas.
Ele deu-me segurança, amor e um nome.
E para completar ainda mais essa felicidade em 2007 nasceu nossa filha Mariana e junto com ela o meu último negócio a “Sarranheira for baby”
Tive a oportunidade de mostrar o meu trabalho em vários meios de comunicação, dentre as quais conceituadas revistas sites e programas de TV.
Taís como o programa Mundo das Mulheres, no SIC Mulher. O programa Vida Nova da Fátima Lopes, e no programa Etnias na SIC.
Nas revistas Casa Cláudia, Ideias e nas Revista Faça fácil entre outras. No site Do Bebé, Mães Portuguesas, e no Portal Somos Família.
Fiz vários Workshops na Fia em Lisboa, e em feiras de artesanato aqui em Mafra.
Como o meu principal meio de trabalho e através da internet tenho a possibilidade de trabalhar com pessoas de todo o mundo.
Com isso já conto com clientes no Brasil, Estados Unidos, Itália, França, Luxemburgo, suíça, Londres, Alemanha, e até na Índia.
Com este sucesso todo a nível mundial, em 2010 resolvi abrir parcerias com cliente satisfeita em outros países, assim nascia o projeto Emporium. Agora com base em novos projetos mudamos nosso trabalho e também o nosso nome, sempre pensado nas melhorias que vem acrescentar as nossas vidas, por esse mesmo motivo passaria a chamar EMPORIUM SARRANHEIRA, pois queremos para além das coisas para crianças também oferecer outras tipos de produtos para o lar e para o dia-a-dia, assim o EMPORIUM SARRANHEIRA será um lugar onde é possível encontrar "De tudo um pouco e um pouco de tudo", lembrando que a parte fundamental do meu trabalho é a sustentabilidade, a reciclagem e reaproveitamento.
Especializado em decoração infantil, convites e lembranças de batizado, utilizando sempre que posso materiais recicláveis.
Pois o meu trabalho consiste basicamente em reaproveitamento, e claro na sustentabilidade.
Dar novas utilidades aquilo que já não serve mais.
Criando assim novas peças e objetos.
Criando oportunidade de ganhar dinheiro, com coisas que nem imaginamos como o rolo do papel higiênico, a caixa do leite, o pacote do pão, em fim mil maneiras de ganhar dinheiro e ter uma atividade com coisas que temos em casa e não aproveitamos. Sei que muito já se tem falado sobre este assunto, mas como pessoas conscientes que somos, temos o dever e podemos sempre lembrar e te consciência disso certo?
A base do meu trabalho é toda ela pensada na sustentabilidade, ou seja reciclagem e reaproveitamento.
Preocupo sempre com o nosso meio ambiente em estar de acordo com ele na hora de trabalhar de criar.
Junto com o novo projeto também lancei vários tutoriais no Youtube onde partilho com minhas fãs e leitoras ideias projetos e muito mais.
Acredito que todos temos uma missão, e minha missão é inspirar pessoas a acreditar no seu próprio potencial, é partilhar conhecimentos e promover o aprendizado em conjunto, incentivar o empreendedorismo e a fé nos próprios sonhos.
Acho que os valores mais importantes é apostar na família na relação coração a coração, no convívio, nas coisas simples do dia a dia e na solidariedade.
Minha visão é num futuro muito próximo ter pessoas cada vez mais consciente da importância da nossa participação em comunidade, criar verdadeiros valores humanos, indivíduos com sensibilidade para com o mundo em que vivemos, pessoas que acreditem na educação ambiental, na sustentabilidade, na paz mundial e na solidariedade como um todo.
Eu acredito" sozinhos vamos mais rápido, porém juntos vamos muito mais longe".
Eu faço o que eu gosto, trabalho em casa e tenho sempre a companhia adorável de minha baby.
Neste sentido sinto-me realizada como mãe, e claro tenho mais calma e tranquilidade para trabalhar criar e inovar como crafter e empresária.
Meus trabalhos e projeto somam um total de mais de 35 mil clientes satisfeita em todos o mundo.
Um dos meus vídeos já tem quase 600 Mil views.Meu canal no Youtube já tem quase 7 Milhões de views, minha página no Facebook o Emporium Sarranheira tem mais de 108 mil fãs. Com esse sucesso todo, e devido eu receber centenas de mails e mensagens todos os dias a pedir cada vez mais conselhos, dicas e passo a passo de como trabalhar a partir de casa e como ajudar no orçamento, resolvi escrever um livro.
E assim o nosso programa na internet no Youtube o Tricdicas foi transformado num belíssimo livro.
Depois de 1 e meio a tentar encontrar alguém que apostasse na meu projeto, a Editora Chiado aceitou o desafio.
Assinamos o contrato. 
O Livro Tricdicas tem 24 projetos fáceis de fazer, totalmente ilustrado com lindas fotografias passo a passo e moldes, com dicas de vendas, apresentação das peças e organização, e mais 8 projetos para ocasiões especiais.
Finalmente lançamos em Portugal Janeiro de 2015. E brevemente também no Brasil.
Tenho cliente que fiz o casamento, posteriormente o nascimento do 1º filho o batizado.
Enfim isso mostra que quando trabalhamos com amor e carinho as clientes voltam sempre e te indica para outras pessoas.
Hoje considero-me uma empresária, uma mulher realizada, uma mãe que posso estar presente na educação de meus filhos, e isso deixa-me muito feliz.
Pois dou muito valor e cuido da minha família, essa é a base fundamental da minha vida para ser feliz.
Sou filha de lar desfeito, de pais separados, de infância difícil, mas prometi a mim mesma que nada, nada na vida impedia-me de vencer, de ser vitoriosa e prosperar, de poder ajudar outras pessoas como valores humanos. 
Nam myoho rengue kyo
"De crafter a Empresária".
By Irene Sarranheira











Irene muito obrigada pelo seu testemunho, você é uma mulher de coragem e que nasceu para vencer... A sua vida inspira as pessoas e eu hoje fiquei mais inspirada para tocar com o meu blog para frente! Desejo-te ainda mais sucesso do que já tens e toda felicidade do mundo... Irene é "Gente do Bem"!
Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Irene e até mesmo para adquirir o seu livro deixo aqui os links  do facebook, blog  youtube.



Francini Soares