# Alimentação/Dieta: Saber escolher para comer bem...

07 abril 2015

Olá amores, hoje vamos falar de dieta e o quanto é difícil iniciar uma e mantê-la. Mais rápido as pessoas passam a vida a desistir do que tentar ir até o fim. O grande erro que tenho observado em muitas pessoas, é a busca por resultados mais rápidos. Ninguém quer passar pelo processo de adaptação, querem emagrecer e pronto! Nós sabemos que os sumos detox são bons para desintoxicar o organismo, ajuda no trânsito intestinal, acelera o metabolismo quando aplicamos neles alimentos termogênicos.. O grande problema é substituir uma refeição por um sumo detox ou um shake por um longo período. No que se trata do sumo (suco) detox podemos substituir uma refeição por ele no máximo durante uma semana. Se for por mais tempo o nosso corpo fica com falta de nutrientes. O mesmo acontece com o consumo excessivo de shakes. Nada é mais importante que uma refeição completa.. O que falta nas pessoas é paciência na confecção dos pratos!

Gordura zero

Quanto a quantidade de gordura apresentada nos shakes, a pesquisa da Proteste mostra que os níveis aparecem muito abaixo do normal em todas as marcas, comprometendo a absorção de vitaminas e a síntese de hormônios: "As vitaminas A, B, E e K só são completamente metabolizadas em conjunto com a ação das gorduras no organismo. Quando não ingerimos gordura suficiente para metabolizá-las, corremos o risco de desenvolver anemia e, em pessoas mais velhas, desnutrição", afirma a nutricionista da Unifesp. (fonte minhavida.com.br)

Por isso a importância de consumir carnes é fundamental, toda carne tem gordura para ajudar na absorção das vitaminas. 
No caso das fibras que são as vassouras do nosso organismo os sumos detox são mais saudáveis se compararmos com os shakes. Que normalmente mencionam ter 10% de fibras e muitas vezes nem chegam perto deste valor. Um sumo detox feito com cenoura, couve, beterraba...pode ser um boa opção de consumo de fibras se não for coado.

Uma boa dieta precisa de consumo de hidratos de carbono para fornecer energia. Quando uma pessoa inicia uma dieta é natural na primeira semana querer cortar nos hidratos de carbono, desta forma vai dar um choque no organismo. Mas aconselho manter os hidratos no pequeno almoço(café da manhã) e na segunda semana ir introduzindo  ao longo do dia. Cereiais, granolas, pães integrais são sempre boas opções. No almoço batata doce, arroz integral e massas integrais. Procure não consumir os hidratos depois das 18h. No jantar os omeletes, cremes de couve-flor, peixe com legumes são excelentes escolhas.


Os shakes proporcionam perda de massa muscular e não de gordura! Fiquem atentos. Uma pessoa que substitui suas refeições por shakes e mantém seu ritmo de treino gasta suas reservas de glicose do organismo, perde massa muscular e corre o perigo de ficar desnutrida ou ter uma crise glicêmica. "Se você gasta mais energia do que consome e não tem os nutrientes adequados, fica fraco e sem combustível, daí a baixa na taxa de glicose e os enjoos típicos de quadros de sobrecarga metabólica", afirma a especialista da Unifesp. (fonte minhavida.com.br)

O ideal é consumir sumos detox e shakes como complementos entre as refeições. No caso de fazer um dia detox é completamente diferente. Você tira um dia para consumir diversos sumos detox ricos em fibras e vitaminas com o propósito de desintoxicar o corpo~os sumos tem que ser todos diferentes, para abrangi um número maior de nutrientes~. "Eu já fiz isto, depois de uma festa (ou simplesmente porque sentia a necessidade de limpar o organismo".  Mas nunca prolonguei por mais de um dia... 
Existem muitas controvérsias em relação ao dia detox! Os veganos não acreditam que um sumo detox  verde seja capaz de limpar o organismo. No caso dos veganos eles acreditam que a limpeza do corpo e dos chakras  inicia quando deixamos de consumir carnes e qualquer alimento derivado de animal. Eu não vou entrar neste campo porque não percebo bem. O que eu acredito cada vez mais é que quanto mais saudável for o alimento que consumimos, melhor é para a nossa saúde.
Lembre-se de comer de 3 em 3 horas, a fome é o nosso pior inimigo... alimente-se, coma coisas saudáveis e em pouca quantidade. Bebam muita água! Prepare sempre suas refeições, assim não corre o risco de se alimentar mal.

(Atenção eu não sou contra shakes e sumos detox, só não acho bacana consumir um tipo de alimento ou produto por um longo período). É sempre importante consultar um médico ou uma nutricionista antes de iniciar qualquer dieta.

I like it..
beijo amores

Francini Soares

Postar um comentário

Popular Posts

Latest Instagrams

© Na rota do bem estar. Design by FCD.