30 abril 2015

# Curiosidades: Kombi Van para quem gosta de viver a vida...


Olá amores, quem aqui não é apaixonado por uma Kombi Van?? Meu sonho era ter este carro, que nos permiti uma certa liberdade e uma volta ao passado. Acho a Kombi um xodó, vintage, retro, hipster e cheia de estilo. Um carro ideal para acampar, fazer piqueniques, levar pranchas de surf e desfrutar a vida!! Só que estas belezuras estão cada vez mais raras, e por causa desta raridade os preços começam a ser bem puxadinhos... Se você tem uma trate de preservá-la porque certamente vai se tornar numa relíquia. Nos anos 50 e até nos tempos de hoje a Kombi continua a fazer sucesso, veja a sua história:

O nome Kombi vem do alemão Kombinationsfahrzeug que quer dizer "veículo combinado" (ou "veículo multi-uso", em uma tradução mais livre). O conceito por trás da Kombi surgiu no final dos anos 1940, ideia do importador holandês Ben Pon, que anotou em sua agenda desenhos de um tipo de veículo inédito até então, baseando-se em uma perua feita sobre o chassi do Fusca. Os primeiros protótipos tinham aerodinâmica terrível, porém retrabalhos na Faculdade Técnica de Braunschweig deram ao carro, apesar de sua forma pouco convencional, uma aerodinâmica melhor que a dos protótipos iniciais com frente reta. Testes então se sucederam com a nova carroceria montada diretamente sobre a plataforma do Fusca, porém, devido a fragilidade do carro resultante, uma nova base foi desenhada para o utilitário, baseada no conceito de chassi monobloco. Finalmente, após três anos passados desde o primeiro desenho, o carro ganhava as ruas em 8 de março de 1950. fonte wikipédia
Kombi foi um automóvel utilitário produzido pela Volkswagen. Foi fabricada ininterruptamente no BrasiL de meados de 1956 até 18 de dezembro de 2013, quando por força de um decreto, os carros a partir de 2014, deveriam ser dotados de freio tipo ABS e possuir air-bag frontal duplo (para o condutor e passageiro do banco dianteiro). É considerada a precursora das vans de passageiros e carga.

Sua construção robusta monobloco (sem chassi), suspensão independente com barras de torção, além da excêntrica posição do motorista no carro (sentado sobre o eixo dianteiro e com a coluna de direção praticamente vertical), o tornam um veículo simples e robusto, de baixo custo de manutenção. Sua motorização é um caso a parte: embora os modelos recentes possuam motores mais modernos, durante 50 anos o motor que equipou o veículo no Brasil foi o tradicional "boxer" refrigerado a ar, simples e muito resistente. Tal durabilidade geralmente superava em muito a do resto do carro, sendo comum nas ruas brasileiras ver carros totalmente destroçados, porém com o motor rodando perfeitamente. A despeito disso, a Kombi é um carro que, se usado dentro das especificações padrão, pode durar um longo período. fonte wikipédia






I like it...
beijo amores


Francini Soares