# Alimentação/Nutrição: Os Benefícios do Cardamomo

25 janeiro 2016



Olá amores, hoje venho falar do "Cardamomo". Uma planta do sul da India que tem inúmeros benefícios. Basicamente o Cardamomo é uma especiaria que serve para aromatizar bolos, molhos, licores, carnes.
O cardamomo também Alivia os problemas digestivos; o seu odor é canforado, quente e penetrante. usa-se para aliviar hemorróidas e problemas urinários. 
Encontra em sementes ou em pó!
É da família do gengibre e o seu cheiro faz-me lembrar muito o gengibre.

O cardamomo provém de uma planta indiana e é muito usado em pratos dessa região, tanto salgados como doces. Esta especiaria lembra vagamente o eucalipto, mas é mais doce e mais rica. É uma planta da família das zingiberáceas,  cultivada por suas sementes, utilizadas como condimento aromático. Depois do açafrão, é uma das especiarias mais caras do mundo. As vagens são naturalmente verdes, mas, por vezes, mostram-se esbranquiçadas; os cardamomos maiores, pretos, são mais grosseiros e têm um gosto menos bom.

O cardamomo é maravilhoso em pudins de leite. Pode ser utilizado em marinados, pratos com arroz, pães, bolos e doces. Utilize as vagens inteiras se pretender um sabor subtil, mas parta-as se o pretender mais forte. Moído perde os seus melhores óleos, pelo que convém usar sementes frescas e moê-las quando necessário.

A utilidade do cardamomo é extensa em panelas e travessas, além de ser fornecedor de diversos nutrientes. Conta com vitaminas A, B e Ccarboidratos e, entre os minerais, destacam-se potássioferrocálcio e magnésio. Com longa lista de benefícios à saúde humana, o alimento conserva poder na melhora da pele, fortalece o cabelo e tem efeito até na prevenção do câncer de mama, de próstata e de ovário. Rico em fibras, ajuda no funcionamento do intestino, facilita a digestão e produz um óleo que ajuda a tratar úlceras estomacais. 

 Cardamomo podem ser consumida quando uma pessoa está com frio, bronquite, asma e tosse. Este tempero forte e pungente tem um efeito calmante e quente. Ele ajuda a liberar o catarro e, portanto, ajuda contra nariz entupido e garganta. Chá de Cardamomo com mel é uma opção maravilhosa durante o inverno e podem auxiliar no alívio de dores de cabeça.

Ajuda contra o mau odor e dores de dentes.







Postar um comentário

Popular Posts

Latest Instagrams

© Na rota do bem estar. Design by FCD.