Nutrição: Urucum a fruta multi uso!!

21 junho 2014

Olá amor, hoje venho falar de um exótico do  Brasil o "Urucum". Espécie nativa da América do Sul, chamada também de colorau ou açafrão, é usada pelos índios brasileiros para proteger a pele do sol
e como repelente, tendo a vantagem de ser um dos poucos corantes que não fazem mal à saúde. Rico em vitaminas A, B, C, potássio, cálcio e ferro.

Pequena árvore produz frutos pontiagudas contendo sementes vermelhas escuras que são usadas como corante comercial. Árvore é extremamente bonita em plena floração e frutificação. Podem ser cultivadas em vasos, preferem um clima ameno e toleram frio.
Este corante comercial produzido por esta pequena árvore é o Urucum. Planta extremamente versátil utilizada também em medicamentos, culinária e cosméticos. 
Na Culinária usos variam de especialidades regionais latino-americanos para aplicações comerciais globais. Misturado com alho, cebola, citros e outras ervas e especiarias, as sementes são usadas como marinada para carnes grelhadas na cozinha tradicional da península de Yucatan no México. Misturas similares são usadas para dar cor e sabor ensopados em outras partes da América Central e do Sul. O corante alimentar natural é largamente adicionado aos queijos, margarina, creme de arroz e pó. Coloração de cosméticos como batom deu à planta seu nome comum, ligeiramente doce e picante. Cresce 2 a 3 metros de altura e produz grandes flores perfumadas com casca de pêlos vermelho e sua verdadeira surpresa dentro. Uma vez quebrada, eles expõem pouco a pouco as sementes vermelhas que podem ser esmagadas para produzir uma pasta de mancha vermelha. Essa mancha natural tem sido utilizado pelos índios sul-americanos como a pintura corporal decorativos e tintura de cabelo durante muitos séculos. Eles recolheram os frutos da floresta amazónica do Brasil, mas agora são encontradas crescendo nas terras úmidas do Equador. Eles não foram os únicos a encontrar beleza nos poderes especiais de coloração, utilizadas também hoje em dia nos batons, nos blushs e nos esmaltes etc...
Uma Planta Multi uso !!


Sementes e folhas produzem efeitos diuréticos, e contêm propriedades adstringentes e antibacterianas. Se uso contínuo fortalece a função renal e o aparato digestivo. Proporciona alívio de azia, indigestão e o desconforto estomacal proveniente de comidas picantes.
O chá das folhas regula o nível do colesterol, trata hepatite, diarreia, febre, malária, edema, diminui a pressão sanguínea, e até combate os efeitos de mordida de cobras venenosas. Possui propriedades expectorantes, limpando o muco acumulado, e combatendo a asma, tosse e bronquite.
Para qualquer das condições, deve-se ferver 10 folhas em 1 litro de água por 10 minutos exatos. Divida em 3 partes, que devem ser consumidas de manhã, à tarde e à noite. Caso o problema seja no exterior do corpo, faça a mesma receita e aplique de maneira tópica por várias vezes no dia.
Para tratar hemorroida, deve-se ferver 1 vagem seca em 1 xícara de água, e beber pelo menos 3 vezes na semana, até quando necessário.

I like it...
beijo amores
Francini Soares

Postar um comentário

Popular Posts

Latest Instagrams

© Na rota do bem estar. Design by FCD.