21 julho 2014

Culinária Saudável: Quatro receitas de petiscos saudáveis!!

Olá amores, mesmo em dias de festa para não sair muito fora da dieta gosto sempre de fazer petiscos saudáveis para não arrepender me no outro dia. No aniversário do meu marido fiz quatro petiscos muito saborosos e bem saudáveis. Os Brasileiros apreciam muito a comida árabe e eu adorooooooooo, por minha causa  o meu marido passou a adorar os maravilhosos kibes crus e fritos...sim, fritos em pouco azeite ;)
Então fiz o kibe cru ( vou colocar a receita aqui), kibe frito porque a malta (galera) também queria, camarões alhinho com molho de cerveja e coentros e ameijoas à bulhão pato.
Mas atenção o kibe não foi feito com a tradicional farinha de kibe, eu fiz com quinoa e posso vos garantir fica igualzinho e é mais saudável.


Kibe Cru - Ingredientes
500gr de quinoa
1kg de carne moída magra( sem gordura)
1/2 cebola picada
Hortelã a gosto (eu coloco bastante)
7 dentes de alho picado
1 ovo
farinha de trigo integral para dar liga 
Sumo de limão ( eu costumo colocar muito sumo de limão, porque é ele que vai cozer a carne crua)
sal e pimenta a gosto.

Modo de preparo

 Coloca água para ferver quando abrir fervura adicione a quinoa e deixa por 5 minutos, escorre bem a água e deixa arrifecer. Num tigela coloque a carne, o alho picado, a cebola, o hortelã, sumo de limão,sal e pimenta a gosto. Misture tudo com a mão e vai adicionando a quinoa pouco a pouco e misturando bem, coloque o ovo e volte a misturar, e vai adicionando pouco a pouco farinha integral até ficar tudo bem homogêneo. Depois é só montar nos pratos com pétalas de cebola, sumo de lima, azeite e tomate.
Fica bem acompanhado de cerveja bem gelada ;)

 

Kibe frito 
Usa o mesmo preparo do kibe cru, faça bolinas achatadas (é mais fácil para fritar). Numa frigideira cubra com um pouco de azeite e aqueça bem....doure de um lado e de outro. É só servir acompanhado de lima.


Camarão alhinho com molho de cerveja e coentros

Alho picado a gosto, numa frigideira com azeite doure os alhos e em seguida coloque os camarões. Depois de dar uma refogada no camarão adicionei um pouco de cerveja e deixe apurar o molho. Coloco sal e pimenta a gosto. Finalize com coentros (salsão) picado.


Ameijoas à bulhão pato

Numa frigideira coloque azeite e alho amassado com casca, doure um pouco o alho e adicione as ameijoas. Coloque aproximadamente 4 colheres de vinho branco e deixe apurar um pouco. Adicione os coentros picados e é só servir.
Acompanhado com uma taça de vinho branco ou verde bem fresquinho fica perfeito!

Eu amo cozinhar...
beijo amores
Francini Soares