24 julho 2014

Saúde/Bem Estar: Como tratar pernas inchadas!!

Olá amores, a pedido de mais uma leitora hoje venho falar de "pernas inchadas" e como tratá-las! Com o verão é normal aumentar o inchaço nas pernas e com ela vem as dores e o incómodo. No entanto se não tiverem uma atenção especial e se não forem tratadas outras complicações poderam aparecer.
Não permaneça em ambientes muito quentes, tome muita água e use uma meia de descanso. Evite as gorduras saturadas, o sal, o álcool e o cigarro.



  1. Evite prolongadas exposições ao sol. 
  2. Não use saltos demasiados altos ( um salto médio é o melhor para evitar pernas inchadas).
  3. Alterne água quente e fria nas pernas durante o duche.
  4. Se passa muito tempo sentada no trabalho use um apoio para os pés.
  5. Caminhe pelo menos 30 minutos por dia.
  6. Alimentação com pouco sal.
  7. Use roupas leves e confortáveis, evitando o jeans e roupas muito apertadas.
  8. Beba chás drenantes

Alimentos que ajudam a combater a retenção de líquidos:

A aveia é um cereal rico em proteínas e minerais que além de fortalecer os dentes, ossos e o tecido conjuntivo, é muito eficaz no fornecimento de energia e estabilização dos níveis de estrogênio, que ajuda a reduzir a retenção de líquido no corpo.
A granola também é um tipo de cereal saboroso e que pode ser consumido para o combate da retenção de líquido, pois é um alimento composto por selênio e zinco, minerais que agem como antioxidantes no organismo.
Algumas frutas que combatem inchaço e amenizam a sensação de mal-estar são: a melancia, o abacaxi e a pera, que possuem uma grande quantidade de água.
Também entram na lista o melão, que é diurético, a uva e ameixa, que auxiliam na limpeza do organismo porque evitam a prisão de ventre e a manga, a banana e a laranja, que fazem o corpo desinchar.
As verduras eficazes para acabar com este problema são:espinafre, rúcula, almeirão e agrião, que são verduras diuréticas, já pepino, alface e abobrinha possuem bastante água na composição e verduras com folhas escuras ativam a circulação.
Os chás como branco, verde, carqueja, cavalinha e hibisco são muito diuréticos excelentes para combater a retenção de liquídos.

" Os chás são excelentes mas os doces tem que ser evitados"...



Tratamentos que melhoram a circulação  e o retorno venoso:
  1. Crioterapia (tratamento frio de baixa temperatura)
  2. Drenagem linfática
  3. Aplicar gel frio nas pernas
  4. Caminhar na praia com os pés na água do mar
  5. Pressoterapia
Produtos que usei e que recomendo:

 Em gel este produto da Thalgo proporciona uma frescura e leveza nas pernas, que prolonga por até 30 minutos depois de aplicar...



O spray dá alivio imediato...



Bem estar acima de tudo...
beijo amores
Francini Soares