06 junho 2014

Nutrição/Dieta: A nossa saúde começa pelo intestino, veja a importância das fibras no nosso corpo!!

Olá amores, hoje venho falar da importância das fibras na nossa saúde. Apesar de não ser um “nutriente”, a fibra alimentar é um componente muito importante da nossa alimentação. Esta importância advém do facto dela atravessar o nosso organismo sem ser absorvida. As fibras alimentares não fornecem nutrientes para o organismo, entretanto são um elemento essencial na dieta. As fibras, que formam o esqueleto dos vegetais, consistem de celulose de vegetais e outros elementos na alimentação que não conseguimos digerir. As fibras são um paradoxo porque não alimentam, mas são essenciais à saúde. Elas previnem doenças graves e até podem ajudar no emagrecimento.
Na Rota do Bem Estar por Francini Soares
                                             

Dietas com quantidades suficientes de fibras regularizam o funcionamento do intestino e evitam prisão de ventre e outros problemas. Entretanto, o consumo exagerado de fibras pode dificultar a absorção de alguns sais minerais. Especialistas sempre acharam que as fibras poderiam ser utilizadas no controle da obesidade pois não são digeridas pelo organismo e não fornecem calorias.

Na Rota do Bem Estar por Francini Soares

 Desta forma, elas dariam uma sensação de saciedade mesmo se ingeridas poucas calorias.Mas parece que, além disso, as fibras reduzem a quantidade de calorias que você absorve dos alimentos. Pesquisadores na U. S. Department of Agriculture Beltsville Human Nutrition Research Center em Maryland testaram 9 dietas com variadas quantidades de fibras e gorduraAs pessoas que se alimentaram da dieta contendo mais fibras absorveram menos gordura e proteína do que aqueles que comeram poucas fibras.


Na Rota do Bem Estar por Francini Soares

Os pesquisadores afirmaram que dobrar seu consumo diário de fibras de 18 para 36 gramas ajudará a digerir 130 calorias a menos dos alimentos. Eles porém ainda não sabem explicar como isso acontece.


Na Rota do Bem Estar por Francini Soares


Fibras Solúveis:

Pectinas, gomas, mucilagens e algumas hemiceluloses. A fração solúvel das fibras traz benefícios à saúde, porque apresentam efeito metabólico no trato gastrintestinal, retardam o esvaziamento gástrico e o tempo do trânsito intestinal, diminuem a absorção de glicose e colesterol. Protege contra o câncer colorretal.

Fibras Insolúveis:

Celulose e algumas hemiceluloses. Fazem parte da estrutura das células vegetais e são encontradas em todos os tipos de substância vegetal. Constitui uma parte muito pequena da dieta (1g/dia) e ocorre principalmente em frutos com casca comestível e sementes. Não se dissolvem na água, aumentam o bolo fecal, aceleram o tempo de trânsito intestinal pela absorção de água. Melhorando a obstipação intestinal, anulando o risco de aparecimento de hemorroidas e diverticulites (inflamação da parede do intestino).



Na Rota do Bem Estar por Francini Soares

Funções das fibras no organismo

  •  Estimulam a mastigação, e assim, a secreção da saliva e suco gástrico;
  •  Enchem o estômago proporcionando uma sensação de saciedade;
  •  Promovem regulação do tempo de trânsito intestinal, atrasando o esvaziamento gástrico, tornando mais lento a digestão e absorção; 
  •  No cólon devido a sua capacidade de absorver água, forma fezes volumosas e macias;
  •  São substratos para fermentação por colônias de bactérias;
  • Atuam no metabolismo dos carboidratos no controle da glicemia formando um gel (pectina e goma) no intestino tornando mais lento a velocidade na qual a glicose entra na corrente sanguínea;                           
  •  Na absorção e na regulação de lípideos sanguíneos as fibras insolúveis se ligam aos sais biliares e reduzem a absorção das gorduras e colesterol; as fibras solúveis diminuem especificamente o colesterol LDL; 
  •  São substratos para formação de ácidos graxos de cadeia curta.



"A nossa saúde começa pelo intestino......."

Ser saudável...
beijo amores
Francini Soares