# Gravidez: Contrações de Braxton Hicks ... Como identificá-las!

24 junho 2018

Olá amores, tudo bem com vocês? Para as seguidoras que estão passando pela fase de gestação como eu ou para as planejam uma gravidez, venho com este post falar das contrações de Braxton Hicks. Comecei esta semana a sentir contrações de Braxton Hicks e estou com 26 semanas.
Não é preocupante para quem sabe o que é e para que serve estas contrações a partir do segundo trimestre. Fazendo uma pesquisa para entender estas contrações entre um site onde explica de maneira muito simples e resolvi fazer um "repost" aqui. 
O site chama-se Wikihow e é muito interessante.

As contrações de Braxton Hicks, ou contrações de treinamento, provocam um endurecimento do abdômen e podem ser facilmente confundidas com o trabalho de parto. Elas são causadas por movimentos uterinos de contração e relaxamento na preparação para um eventual parto, mas não indicam o início do trabalho de parto de verdade. As contrações de Braxton Hicks começam cedo, já na oitava semana da gravidez, mas são mais comuns nos últimos três meses. Toda mulher grávida tem contrações de treinamento, mas nem todas as sentem. Este tipo de contração tende a aumentar em frequência e intensidade com a aproximação do final da gravidez e muitas vezes é confundida com o trabalho de parto.



Localize a dor. A contração endurece uma faixa do abdômen? Se for o caso, é provável que seja uma contração de Braxton Hicks. A dor do trabalho de parto verdadeiro geralmente começa na parte de baixo das costas e passa para o abdômen, ou começa no baixo ventre e caminha até as costas.
  • As dores do trabalho de parto verdadeiro costumam ser parecidas com a cólica menstrual.
  • Sinais frequentes de que as contrações são verdadeiras incluem dor na lombar que vai e vem e pressão na pélvis.

Avalie a dor. As contrações são desconfortáveis ou muito dolorosas? A cada nova contração a dor aumenta? As contrações de Braxton Hicks geralmente não causam dor e não há uma escala de desconforto crescente a cada novo evento. Elas costumam ser fracas ou começar fortes e ir enfraquecendo.
  • A dor do trabalho de parto verdadeiro vai aumentando gradualmente.

Marque o intervalo das contrações. As contrações de treinamento geralmente são irregulares. Elas não ficam cada vez mais próximas. As contrações verdadeiras ocorrem com intervalos regulares que ficam cada vez mais próximos, começando com 15 a 20 minutos até ficarem com um intervalo de cerca de cinco minutos. Elas duram de um minuto a um minuto e meio.



Mude a posição. Se você sentir contrações quando estiver sentada, tente andar um pouco. Se estiver andando ou em pé, sente-se. As contrações de Braxton Hicks param quando a grávida muda de posição. As verdadeiras não costumam parar com essa atitude e geralmente aumentam ao caminhar.



Observe o estágio da gravidez. Caso você ainda não tenha alcançado a 37ª semana, é mais provável que estas sejam contrações de treinamento. Se você tiver passado desse marco e apresentar outros sinais como micção frequente, fezes amolecidas, sangramento vaginal leve e desprendimento da Rolha de Schröder (tampão mucoso), as contrações podem ser verdadeiras.
  • Contrações verdadeiras antes da 37ª semana de gravidez podem indicar um trabalho de parto prematuro. Entre em contato com seu obstetra se achar que está tendo contrações verdadeiras antes da hora.


Comece a andar. Se as contrações de treinamento a deixarem desconfortável, o movimento costuma ser bom para cessar a dor. Se você estiver andando, dar um tempo e sentar pode ajudar a interrompê-las.


Relaxe. Uma massagem, um banho ou simplesmente um tão necessário tempo para o descanso podem ajudar a suavizar as contrações. A leitura, a música ou um cochilo também podem ajudar.


Conheça os gatilhos. As contrações de Braxton Hicks são um exercício saudável que o útero faz para se preparar para o trabalho de parto. Elas ocorrem naturalmente, mas em alguns casos são desencadeadas por determinadas atividades. É possível sentir estas contrações após um exercício ou uma atividade cansativa. Algumas são desencadeadas após uma relação sexual ou orgasmo. Certas mulheres podem ter contrações de treinamento quando ficam exaustas ou desidratadas.
  • Conhecer os fatores desencadeantes de tais contrações pode ajudar a reconhecê-las.
  • Não é necessário prevenir as contrações de Braxton Hicks, mas elas podem servir para lembrá-la de beber água e descansar.
Qualquer dúvida mais séria ou sintomas do qual não consegue identificar procure imediatamente o seu médico.





Popular Posts

Latest Instagrams

© Na rota do bem estar by Francini Soares. Design by FCD.