Bem estar/Nutrição/ Culinária: O que a hortelã tem??!!

24 março 2014

Olá amores, hoje venho falar de uma erva que por muitas vezes esta presente no nosso dia a dia e nem se quer imaginamos os benefícios que ela tem. Hortelã é uma erva que podemos ter plantado em qualquer lado, não requer muitos cuidados e vale apena cultivá-lo pois é uma planta  cheia de propriedades.



A Hortelã é uma erva rica em cálcio, fósforo, ferro, potássio e vitamina A, B, C, com ação estimulante e tônico para o aparelho digestivo, é antisséptico, anestésico e calmante.



Se tomar um chá de hortelã antes das refeições é ótimo para digestão e ajuda a reduzir a fome. Para dor de estômago é bom tomar com leite.



Algumas flores e folhas de hortelã mergulhada num óleo de massagem por 5 dias....ficará um óleo excelente para aromaterapia.



Muito bom contra picada de insetos. Para aliviar a coceira basta amassar as folhas e aplicar o emplasto na picada.

A hortelã do tipo pimenta, é muito refrescante e ajuda a melhorar a tonalidade da pele pela sua ação adstringente. Faz um vapor caseiro com 1 litro de água fervente para 30 gramas de hortelã, coloque em um alguidar aproxima o rosto e cubra a cabeça com uma toalha por 15 minutos.

O seu uso na culinária traz um sabor particular e muito agradável. Confira aqui a receita de um bolo de batata doce com hortelã, sirva acompanhado de carnes:



Ingredientes:

. 340 g de batata-doce
. 3 batatas médias
. 1/2 xícara (chá) de azeitona verde
. 3 pães tipo francês amanhecidos em cubos
. 1/2 xícara (chá) de leite desnatado
. 1 colher (sopa) de azeite
. 1 colher (sopa) de hortelã
. 1 colher (sopa) de salsa
. Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo:

Aqueça o forno em temperatura média. Descasque e corte em cubos os dois tipos de batata. Cozinhe em água salgada até que fiquem macias. Escorra, amasse com um garfo e deixe esfriar. Corte as azeitonas e reserve. Numa tigela, ponha o purê e misture o pão e as azeitonas sem caroço picadas. Junte o leite e o azeite. Acrescente a hortelã e a salsa e misture bem. Tempere com sal e pimenta. Distribua o purê entre as formas untadas e enfarinhadas e leve ao forno até dourar ligeiramente. Retire do forno e corte em fatias. Sirva quente como acompanhamento para carnes.
Tipo de prato: Prato principal
Preparo: Médio (de 30 a 45 minutos)
Rendimento: 10 porções
Calorias: 137 por porção

Se gostou comente ou partilhe para divulgar o blog!!

I love it...
beijo amores
Francini Soares

Postar um comentário

Popular Posts

Latest Instagrams

© Na rota do bem estar. Design by FCD.